Pular para o conteúdo principal

Aprenda a fazer abubo orgânico para as plantas


 

Com cascas de banana:
 
As cascas de banana podem ser enterradas inteiras ou picadas, próximo de plantas que gostam de potássio (como árvores frutíferas, por exemplo).Ao enterrar as cascas inteiras elas demorarão para apodrecer e, com isso, liberam o potássio mais lentamente no solo. Outra vantagem em adicionar as cascas de banana diretamente ao solo é que isso também ajuda a afastar pulgões.
 
Mas se você quiser aproveitar a casca de banana como fertilizante, também é possível. Para isso, basta picar a casca de cinco a seis bananas em pedaços pequenos e levar para ferver com 1 litro de água por 15 minutos. Depois de frio, acrescente mais 1 litro de água e está pronto para o uso.
 
Para utilizar este fertilizante líquido, adicione 4 partes de água potável a cada parte do fertilizante (por exemplo: para 400 ml de água coloque 100 ml de fertilizante). Use esta mistura nas plantas uma vez por semana.
 
Com cascas de ovos (método farinha):
 
1-  Seleccione o máximo de cascas de ovo que conseguir e que provavelmente guardou nos últimos tempos em algum sítio da sua cozinha.
2-  Coloque essas mesmas cascas de ovo ao sol durante o tempo que for possível, sobre papel de cozinha absorvente, para que possam secar de forma adequada.
3- Através de um pequeno processador/”1,2,3″/liquidificador, faça uma ligeira moagem das cascas de forma a que fiquem com uma granulometria mais fina.
4- Com os objectos enunciados no tópico anterior, triture as cascas até ficarem finas.
5- Depois de trituradas, conserve este adubo num local seco, dentro de algum frasco ou saco plástico.
6- Quando sentir que as suas plantas necessitam de uma adubação extra, coloque uma colher de chá deste adubo nas em cada vaso ou pequena muda.
 
A medida para um vaso pequeno é de uma colher de chá da farinha de cascas de ovo 1 vez por mês. Para vasos maiores, pode  colocar  entre 2 a 3 colheres.
 
Com borras de café:
 
- Receita para utilizar as borras de café como adubo liquido: coloque as borras de café em um recipiente (250 gramas para 10 litros de água), misture a solução  e deixe-a repousar por 24 horas. Após esse período, coe esta mistura e utilize um pulverizador para “borrifar” as suas plantas.
 
- Receita para utilizar as borras de café como adubo sólido: para fazer este adubo misture as borras do café com um pouco de água até forma um adubo com alguma consistência e espalhe-o  pelo solo o mais próximo possível das suas culturas. Faça esta adubação pelo menos uma vez por semana para melhores resultados. O adubo à base de borras de café pode dar uma boa contribuição para garantir um bom  crescimento, floração e frutificação das suas plantas.
 
Com cascas de batata:
 
Geralmente se usa a batata inglesa, pois contém uma quantidade maior de potássio.
 
1- Após juntar aproximadamente 1 kg de cascas de batata, coloque em um liquidificador e acrescente cerca de dois litros de água. Em seguida, bata de 3 a 5 minutos.
2- Depois de batida, coe todo o suco da casca da batata com o auxilio de uma peneira. Transfira para um regador e regue suas plantas.
 
Atenção:  Não é preciso diluir essa mistura em água, pois depois de batida a casca da batata, já está pronta para usar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tratar suas plantas infestada de cochonilha

  A cochonilha é uma das pragas mais prejudiciais às plantas que você tem na sua casa, seja no jardim, seja em vasos internos. Trata-se de um inseto que não mede mais que 3,5 milímetros, suga a seiva e os nutrientes e, além de parasita, secreta uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas doceiras.   A coloração dela varia bastante e pode ser marrom, verde ou preta, o que costuma dificultar a identificação dessa praga. Às vezes, o bicho aparece com um tom avermelhado ou branco, o que acaba facilitando, porque você pode avistá-lo como algo parecido com bolinhas de algodão na folha. Quando for assim, vale olhar mais de perto e analisar como está o estado de saúde da planta.   Em geral, a ação da cochonilha dá, inicialmente, um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem enceradas, por causa daquele líquido que ela libera e que falamos antes. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pe...

Conheça a Grumixama e seus benefícios.

  A grumixama ( Eugenia brasiliensis Lam , da família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada xaneira de nega, grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e gurumixameira. Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Possuem três variedades, a xaneira anã, xaneira amarela e a xaneira grande. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna. Sua madeira também é usada em marcenaria e carpintaria.   Benefícios da fruta   Em resumo, a  grumixama  ajuda no controle da pressão arterial, bem como na regulação do colesterol. Portanto, seu consumo pode prevenir problemas como a hipertensão e a arterioscl...

Cróton brasileiro: como cuidar e fazer mudas

  Cróton brasileiro é um arbusto originário das ilhas asiáticas, com folhas verdes brilhantes, cheias de manchinhas amarelas que deixam a planta ainda mais bonita.  No entanto, a seiva da cróton brasileiro é tóxica. Então é preciso tomar cuidado para não entrar em contato com a pele. Prefira plantá-la no jardim, assim você evita o contato e pode ter arbustos altos e lindos para decorar o local.    1- Cróton como cuidar: você precisa saber todos os tópicos de cróton como cuidar: o melhor local para plantar ou decorar com o vaso, quantas vezes precisa regar e como podar para deixar a planta ainda mais saudável e com as famosas tonalidades vibrantes.  2- Iluminação: entre os cuidados das crótons, o mais importante é a iluminação. Embora seja uma planta de fácil cultivo, se estiver no local errado, ela não ficará tão linda e alta quanto deveria. A melhor iluminação da cróton vermelho (ou de qualquer outro tipo) é a meia sombra. Tem que ser um local il...