Pular para o conteúdo principal

Conheça a origem do Manacá da Serra


 

O manacá da serra (Tibouchina mutabilis) é árvore que mete até 12 metros de altura. Tem o tronco girando em torno de 30 centímetros de diâmetro. As folhas são rígidas e as flores mudam de cor à medida que envelhecem. As flores apresentam tons que variam do branco ao roxo, passando pelo rosa.
A espécie é originária da Mata Atlântica e ocorre em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
No verde da mata, os manacás formam um buquê natural em formato de árvore. São típicos da floresta ombrófila densa da encosta Atlântica. Conhecida também por outros nomes populares como cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor de quaresma e pau de flor, geralmente floresce entre os meses de novembro e fevereiro, em pleno o verão.
Pela beleza, a árvore tem forte apelo paisagístico, até porque o porte pequeno não concorre com a rede elétrica das cidades e suas raízes não são agressivas aos calçamentos.
 
É tolerante à luz direta, é muito útil no reflorestamento de áreas de preservação permanente, apesar de seu desenvolvimento não ser muito rápido: cresce cerca de 2,5 metros em dois anos.
 
Além isso, a madeira também possui aplicação prática na construção civil (embora não seja considerada de boa qualidade). Serve para a confecção de vigas, caibros, postes e esteios.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tratar suas plantas infestada de cochonilha

  A cochonilha é uma das pragas mais prejudiciais às plantas que você tem na sua casa, seja no jardim, seja em vasos internos. Trata-se de um inseto que não mede mais que 3,5 milímetros, suga a seiva e os nutrientes e, além de parasita, secreta uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas doceiras.   A coloração dela varia bastante e pode ser marrom, verde ou preta, o que costuma dificultar a identificação dessa praga. Às vezes, o bicho aparece com um tom avermelhado ou branco, o que acaba facilitando, porque você pode avistá-lo como algo parecido com bolinhas de algodão na folha. Quando for assim, vale olhar mais de perto e analisar como está o estado de saúde da planta.   Em geral, a ação da cochonilha dá, inicialmente, um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem enceradas, por causa daquele líquido que ela libera e que falamos antes. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pe...

Conheça a Grumixama e seus benefícios.

  A grumixama ( Eugenia brasiliensis Lam , da família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada xaneira de nega, grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e gurumixameira. Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Possuem três variedades, a xaneira anã, xaneira amarela e a xaneira grande. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna. Sua madeira também é usada em marcenaria e carpintaria.   Benefícios da fruta   Em resumo, a  grumixama  ajuda no controle da pressão arterial, bem como na regulação do colesterol. Portanto, seu consumo pode prevenir problemas como a hipertensão e a arterioscl...

Cróton brasileiro: como cuidar e fazer mudas

  Cróton brasileiro é um arbusto originário das ilhas asiáticas, com folhas verdes brilhantes, cheias de manchinhas amarelas que deixam a planta ainda mais bonita.  No entanto, a seiva da cróton brasileiro é tóxica. Então é preciso tomar cuidado para não entrar em contato com a pele. Prefira plantá-la no jardim, assim você evita o contato e pode ter arbustos altos e lindos para decorar o local.    1- Cróton como cuidar: você precisa saber todos os tópicos de cróton como cuidar: o melhor local para plantar ou decorar com o vaso, quantas vezes precisa regar e como podar para deixar a planta ainda mais saudável e com as famosas tonalidades vibrantes.  2- Iluminação: entre os cuidados das crótons, o mais importante é a iluminação. Embora seja uma planta de fácil cultivo, se estiver no local errado, ela não ficará tão linda e alta quanto deveria. A melhor iluminação da cróton vermelho (ou de qualquer outro tipo) é a meia sombra. Tem que ser um local il...