Planta herbácea até 25 cm de altura, caule e folhas carnosas,
coriáceas, brilhantes, e com variegada com desenhos em creme, verde claro,
rosa.
A inserção do pecíolo é feita na parte inferior da folha, ficando a impressão de uma pequena sombrinha. Suas flores são sem expressão, bem pequenas reunidas em inflorescência em espiga.
A inserção do pecíolo é feita na parte inferior da folha, ficando a impressão de uma pequena sombrinha. Suas flores são sem expressão, bem pequenas reunidas em inflorescência em espiga.
Na Peperomia sandersii, conhecida como peperômia melancia, os desenhos acompanham a forma de coração da folha.
Fácil de cuidar, pode ser cultivada em interiores com boa iluminação. Solo de cultivo fértil em matéria orgânica e bem drenado.
Para vasos, escolher um vaso de profundidade até 20 cm de boca larga. Proteger o fundo com pedrinhas ou manta-não-tecido. Colocar uma porção de areia para garantir a drenagem.
Usar como substrato o composto feito de folhas e uma colherinha de adubo granulado formulação 10-10-10. Caso tenha disponível, uma porção de pó de café usado e seco, ajuda a porosidade do substrato. Caso não disponha, coloque areia mesmo.
Mistue o substrato, a areia (ou café) com o adubo granulado. Preencha uma parte do vaso, acomode a muda e preencha com o restante do composto.
Adubação de reposição feita a cada 3 meses: colocar 1 colher de sopa de adubo granulado formulação 10-10-10 numa garrafa PET de 2 litros encher com água, sacudir bem. Um dia antes regue o substrato.
No dia seguinte, coloque cerca de 1 copo destes descartáveis de água, no substrato, evitando tocar as folhas. O restante do adubo, aproveite para outras plantas.
A separação de touceiras é a mais usada. Pode ser feita em qualquer época do ano, retirando-se a planta do vaso, e separando sem cortar as mudas que se formam junto à matriz.
Preparar os vasos para plantio explicados acima e manter em cultivo protegido até notar o desenvolvimento da planta. Mudas pequenas necessitam de vasos pequenos, quando crescer e preencher todo o vaso, realizar a troca por outro maior.
Outra forma de fazer a propagação é por folha.
Cortar folhas saudáveis e ainda em período de crescimento, retirar parte do caule e enterrar em substrato inerte, do tipo areia de construção, casca de arroz carbonizada, vermiculita, etc.
Manter o substato úmido e cobrir com plástico transparente. Depois de algumas semanas notará a formação de uma nova plantinha na base da folha.

Comentários
Postar um comentário