Pular para o conteúdo principal

7 tipos de vasos que você precisa conhecer

 


Os tipos de vasos utilizados contribuem para os cuidados com as plantas, além de deixar o ambiente mais bonito e elegante.
 
1- Vasos de Cerâmica
 
Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro. Eles são considerados os mais ideais, pois garantem temperatura e umidade à planta escolhida e oferecem um ambiente muito semelhante ao solo.
 
Muito fácil de ser encontrado, esse objeto tem diversos tamanhos e formatos, e  em geral apresentam preços bastante acessíveis. Por conta do material, é preciso checar com mais frequência a rega de sua planta.
 
São mais indicados para ambientes abertos ou jardins. Por possuir material que pode trincar ou quebrar, é aconselhável não utilizá-los em locais em que seja necessário o seu transporte. Isso não impede de tê-los em casa ou apartamento, basta manuseá-los com cuidado.
 
2- Vasos de Plástico
 
Outra opção muito comum e vista em todos os locais são os vasos de plástico. Eles são baratos, resistentes, leves e fáceis de encontrar. Apresentam diversos tamanhos, cores e formatos.
 
Os  vasos de plástico não agrada a todos, por conta de seu aspecto simples. Por isso é muito comum eles serem utilizados dentro de cachepots, por exemplo.
 
A atenção para os tipos de vasos de plástico é em relação à temperatura. Esse material pode aquecer e prejudicar as raízes e o desenvolvimento da planta. Por isso prefira locais de sombra ou verifique sempre se não está muito quente.
 
3- Vasos de Cimento
 
Os vasos de concreto ou cimento podem ser encontrados em lojas de pequenos produtos e até serem feitos em casa. Eles são muito resistentes, porém são mais pesados, por isso a dificuldade na movimentação. Por conta dessas características, recomenda-se utilizá-los em ambientes externos.
 
Uma dica para esse tipo de vaso é utilizar sempre um tamanho maior. Os vasos de cimento perdem espaço em seu interior, em razão do material, o que pode prejudicar o crescimento da planta.
 
4- Vasos de Madeira
 
Os vasos de madeira, em geral, são mais utilizados como cachepots, do que como vasos de plantio. Ou seja, se você possui uma planta em um vaso de plástico, por exemplo, e não quer replantar, somente esconder o vaso utilizado no plantio, o vaso de madeira é uma ótima opção.
 
Eles são fáceis de serem encontrados, seu formato, tamanho e valores variam muito de acordo com a madeira utilizada e o acabamento dado.
 
5- Vasos de Vidro
 
Os vasos de vidro também são muito utilizados, principalmente para decorações mais minimalistas esão delicados e elegantes. São mais indicados para plantas aquáticas, mas nada impede de você utilizá-lo no plantio de outras espécies. São bons para manter temperaturas amenas.
 
Sofisticados, esses tipos de vasos precisam de uma manutenção cautelosa, manuseio com cuidado e limpeza frequente.
 
6- Vasos de Polietileno
 
Os vasos de polietileno estão super na moda e em alta, e eles merecem a popularidade, pois têm atributos ótimos quando pensamos em plantio e decoração. Ou seja, um ótimo custo- benefício.
 
São leves, apresentam inúmeras cores e texturas e diversos formatos e tamanhos. Os preços são acessíveis, mas vale sempre dar aquela pesquisada. Além disso, podem ser utilizados em todos os ambientes, tanto internos quanto externos.
 
7- Vasos vietnamitas ou importados
 
Outro tipo de vaso é o vietnamita, que é produzido em cerâmica e possui um acabamento em verniz. Essa opção é ideal para decorar ambientes internos e externos, dando um ar de elegância e sofisticação, e serve para diferentes espécies de plantas.
Os modelos são variados, indo do ovalado ao raso. Basta escolher o que melhor se adapta ao seu espaço e à planta em questão.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tratar suas plantas infestada de cochonilha

  A cochonilha é uma das pragas mais prejudiciais às plantas que você tem na sua casa, seja no jardim, seja em vasos internos. Trata-se de um inseto que não mede mais que 3,5 milímetros, suga a seiva e os nutrientes e, além de parasita, secreta uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas doceiras.   A coloração dela varia bastante e pode ser marrom, verde ou preta, o que costuma dificultar a identificação dessa praga. Às vezes, o bicho aparece com um tom avermelhado ou branco, o que acaba facilitando, porque você pode avistá-lo como algo parecido com bolinhas de algodão na folha. Quando for assim, vale olhar mais de perto e analisar como está o estado de saúde da planta.   Em geral, a ação da cochonilha dá, inicialmente, um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem enceradas, por causa daquele líquido que ela libera e que falamos antes. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pe...

Conheça a Grumixama e seus benefícios.

  A grumixama ( Eugenia brasiliensis Lam , da família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada xaneira de nega, grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e gurumixameira. Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Possuem três variedades, a xaneira anã, xaneira amarela e a xaneira grande. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna. Sua madeira também é usada em marcenaria e carpintaria.   Benefícios da fruta   Em resumo, a  grumixama  ajuda no controle da pressão arterial, bem como na regulação do colesterol. Portanto, seu consumo pode prevenir problemas como a hipertensão e a arterioscl...

Cróton brasileiro: como cuidar e fazer mudas

  Cróton brasileiro é um arbusto originário das ilhas asiáticas, com folhas verdes brilhantes, cheias de manchinhas amarelas que deixam a planta ainda mais bonita.  No entanto, a seiva da cróton brasileiro é tóxica. Então é preciso tomar cuidado para não entrar em contato com a pele. Prefira plantá-la no jardim, assim você evita o contato e pode ter arbustos altos e lindos para decorar o local.    1- Cróton como cuidar: você precisa saber todos os tópicos de cróton como cuidar: o melhor local para plantar ou decorar com o vaso, quantas vezes precisa regar e como podar para deixar a planta ainda mais saudável e com as famosas tonalidades vibrantes.  2- Iluminação: entre os cuidados das crótons, o mais importante é a iluminação. Embora seja uma planta de fácil cultivo, se estiver no local errado, ela não ficará tão linda e alta quanto deveria. A melhor iluminação da cróton vermelho (ou de qualquer outro tipo) é a meia sombra. Tem que ser um local il...