Pular para o conteúdo principal

Junça e seus benefícios para a saúde

 


Junça (Cyperus Rotundus) é considerada como erva daninha, encontrada em quase todas as regiões brasileiras e temida pelos agricultores. Ela é encontrada em quase todas as regiões do planeta.
 
Ela é conhecida por vários nomes tais como tiririca, tiririca do brejo, hamassuguê, capim-dandá, cebolinha, erva-coco, junça-aromática, tiririca-comum e tiger nuts.
 
1- Conheça a Junça
 
É uma planta invasora que incomoda ao extremo os agricultores devido a sua rápida propagação, que toma conta de hortas, canteiros e lavouras.
 
A junça se reproduz de forma sexuada e assexuada. O crescimento da planta é a partir das raízes que sempre sobram no terreno. Os tubérculos que sobram se mantêm dormentes no solo. Ela se propaga mais rapidamente na época das chuvas.
 
2- Propriedades Terapêuticas da Junça
 
A planta possui uma variedade de propriedades terapêuticas tais como adstringente, afrodisíaca, anti-helmíntica, anti-histamínica, anti-inflamatória, antipirética, carminativa, diaforética, diurética, estimulantes, vermífuga e estomáquica.
 
3- Utilização da Junça
 
Ela é rica em vitaminas E e C; em fibras prebióticas, que são importantes para alimentar as bactérias benéficas do intestino, ajudando o crescimento da flora intestinal e dos níveis de insulina no organismo; contribuindo para a prevenção de inúmeras doenças e desequilíbrios da saúde.
 
É rica em sais mineiras tais como ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo, que são muito benéficos para a saúde. A ingestão dos tubérculos ajudam na melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, na formação de músculos e estimulam o libido. O alimento não contém glúten sendo indicado também para os celíacos.
 
Ela é utilizada de várias formas seja como alimento ou na medicina popular em variadas regiões. Na Índia, há estudos sobre o extrato dos tubérculos para uso nas doenças como febre, cólera e diarreia pela medicina Ayurvédica, que é a medicina tradicional dos indianos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tratar suas plantas infestada de cochonilha

  A cochonilha é uma das pragas mais prejudiciais às plantas que você tem na sua casa, seja no jardim, seja em vasos internos. Trata-se de um inseto que não mede mais que 3,5 milímetros, suga a seiva e os nutrientes e, além de parasita, secreta uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas doceiras.   A coloração dela varia bastante e pode ser marrom, verde ou preta, o que costuma dificultar a identificação dessa praga. Às vezes, o bicho aparece com um tom avermelhado ou branco, o que acaba facilitando, porque você pode avistá-lo como algo parecido com bolinhas de algodão na folha. Quando for assim, vale olhar mais de perto e analisar como está o estado de saúde da planta.   Em geral, a ação da cochonilha dá, inicialmente, um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem enceradas, por causa daquele líquido que ela libera e que falamos antes. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pe...

Conheça a Grumixama e seus benefícios.

  A grumixama ( Eugenia brasiliensis Lam , da família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada xaneira de nega, grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e gurumixameira. Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Possuem três variedades, a xaneira anã, xaneira amarela e a xaneira grande. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna. Sua madeira também é usada em marcenaria e carpintaria.   Benefícios da fruta   Em resumo, a  grumixama  ajuda no controle da pressão arterial, bem como na regulação do colesterol. Portanto, seu consumo pode prevenir problemas como a hipertensão e a arterioscl...

Cróton brasileiro: como cuidar e fazer mudas

  Cróton brasileiro é um arbusto originário das ilhas asiáticas, com folhas verdes brilhantes, cheias de manchinhas amarelas que deixam a planta ainda mais bonita.  No entanto, a seiva da cróton brasileiro é tóxica. Então é preciso tomar cuidado para não entrar em contato com a pele. Prefira plantá-la no jardim, assim você evita o contato e pode ter arbustos altos e lindos para decorar o local.    1- Cróton como cuidar: você precisa saber todos os tópicos de cróton como cuidar: o melhor local para plantar ou decorar com o vaso, quantas vezes precisa regar e como podar para deixar a planta ainda mais saudável e com as famosas tonalidades vibrantes.  2- Iluminação: entre os cuidados das crótons, o mais importante é a iluminação. Embora seja uma planta de fácil cultivo, se estiver no local errado, ela não ficará tão linda e alta quanto deveria. A melhor iluminação da cróton vermelho (ou de qualquer outro tipo) é a meia sombra. Tem que ser um local il...